skip to main |
skip to sidebar
O Segundo Círculo do Poder - Carlos Castañeda
A saga de Castañeda sem seu mestre.Nunca em toda a história de Castañeda ele se viu em tantas dificuldades quanto na parte da sua vida aqui descrita. Após o desaparecimento de Dom Juan nas montanhas da Serra Madre Ocidental, no México, o autor está sozinho, impossibilitado de voltar à vida que tinha antes, e sem saber como seguir em frente sem os conselhos de seu mestre. Ele volta então ao deserto de Sonora em busca dos outros aprendizes que, como ele, deveriam estar na mesma situação. Porém um grupo de estranhas mulheres está a sua espera, na casa de Pablito. Elas são dotadas de ardilosos poderes, que dizem ter aprendido com Dom Juan. Castañeda não sabe exatamente o que pensar e fica junto delas. Logo ele descobrirá que para continuar vivo terá que utilizar todos os seus conhecimentos sobre feitiçaria, principalmente porque agora ele é um nagual, ou seja, um mestre.
https://drive.google.com/drive/folders/0B2zwCaHIovbBV2tiUmRmQVVabDA?usp=sharing
Porta para o Infinito - Carlos Castañeda O mestre vai até o discípulo.Na época em que esse livro foi lançado, a vida de Castañeda havia se alterado por completo. Primeiro porque ele já não era mais uma pessoa acessível, tendo largado o cargo de professor na Universidade de Los Angeles. Mas o principal motivo de suas alterações de comportamento estão no próprio conteúdo desse livro: seu último encontro com Dom Juan. Durante o último período de contato da dupla, entre 1971 e 1973, Dom Juan pressentiu que uma separação logo aconteceria logo e tratou de dar suas últimas lições ao “jovem Carlos”. Uma das coisas mais impressionantes aqui descritas é a aparição do sábio índio em uma grande cidade, no ambiente de Castañeda, para provar a seu aluno que o poder de um guerreiro independe do lugar em que ele está.
https://drive.google.com/drive/folders/0B2zwCaHIovbBTHpaUXRPcjFmZW8?usp=sharing
Viagem a Ixtlan - Carlos Castañeda O mestre e o aprendiz.Para muito estudiosos dos trabalhos de Castañeda esta é sua obra máxima do ponto de vista literário, mas também o livro que o afastou de vez da universidade. Antropólogos conceituados foram unânimes em dizer que o autor se deixara dominar pelo seu objeto e, consequentemente, não tinha mais valor acadêmico. Em “Viagem a Ixtlan” Castañeda recapitula pontos de sua convivência junto a Dom Juan não descritos nos últimos livros, justamente porque na época eles não haviam lhe parecido importantes. É somente no final do livro que Castañeda recomeça a narrativa sobre os fatos ocorridos após o término de “Estranha Realidade”. É justamente aí que está o valor dessa obra, que expõe como nenhuma outra de Castañeda a chave para o mistério do assombroso mundo de Dom Juan.
https://drive.google.com/drive/folders/0B2zwCaHIovbBN25FQWk2dmJ1LUk?usp=sharing
Uma Estranha Realidade - Carlos Castañeda
Foi com esta obra que Carlos Castañeda ganhou definitivamente o respeito do público e, momentaneamente, dos setores universitários. Como em sua primeira obra, "A Erva do Diabo", a informalidade, o jeito fácil de escrever e, sobretudo, os fatos inacreditáveis que ele descreve colocam-no como um autor sem igual, ganhando inclusive a capa da revista "Time", com o título "Magia ou Realidade?" Nesse episódio de sua saga, Castañeda volta ao Novo México após três anos de ausência, a fim de mostrar o índio Dom Juan o livro "A Erva do Diabo" já pronto e publicado. O sábio índio dá pouca importância íquele amontoado de papéis, mas aceita de bom tom a companhia do amigo antropólogo. Esse é, na verdade, o reinício do aprendizado de Castañeda na arte da bruxaria, que a esta altura já abandonara qualquer pretensão de análise acadêmica sobre os fatos por ele presenciados nas noites no deserto
https://drive.google.com/drive/folders/0B2zwCaHIovbBSFVqVjZNQTVvYm8?usp=sharinghttps://drive.google.com/drive/folders/0B2zwCaHIovbBSFVqVjZNQTVvYm8?usp=sharingUma Estranha Realidade
A Erva do Diabo - Carlos Castañeda
Este livro é etnografia e alegoria.
Carlos Castañeda sob a orientação de Don Juan nops conduz para aquele momento no crepúsculo; por aquela fresta no universo que há entre o claro e o escuro ; para um mundo que não é apenas diferente do nosso; mas também de uma ORDEM DE REALIDADE inteiramente diferente. A fim de alcançá-lo ele teve o auxílio de Mescalito; Yerba del Diablo e Humito ( uma mistura para ser fumada na Chanupa feita de Peyote; Datura e Cogumelos.)
Mas esta não é uma simples narrativa de experiências alucinógenas.
Estamos tratando de um outro campo: O Enteogênico.
E as sutis manipulações de Don Juan conduzem o viajante enquanto suas interpretações dão significado aos fatos uqe nós; através do aprendiz de feiticeiro temos a oportunidade de vislumbrar.